Aconselhamento Biográfico
O aconselhador biográfico atua em momentos de crises pessoais, profissionais, de relacionamentos ou em situações de doença.
Mas também não precisamos estar em crises. Nós podemos querer rever o nosso percurso, quais foram nossos desafios, e como podemos continuar. O que a vida quer de mim agora?
Ajudamos o nosso cliente a chegar a suas próprias respostas, através da arte de fazer perguntas, e outras artes, como a pintura , o drama , a modelagem, ou através de contos.
Isto pode acontecer individualmente, através de uma conversa auxiliadora de forma pontual, ou através de um processo ao longo do tempo, que fica definido através de conversas entre aconselhador e cliente.
Uma outra forma de fazer trabalho biográfico, é em grupo.
Dessa forma nós podemos rever nossa biografia como um todo intensamente durante três ou mais dias, compartilhando-a com os outros participantes. Geralmente nos concentrando num espaço rodeado de natureza, onde é possível se centrar em si mesmo.
Num mundo onde cada vez mais nos sentimos separados, isolados e onde encontrar-se fica cada vez mais difícil, usar um tempo para poder compartilhar nossa vida, e poder escutar o que o outro tem para nos dizer, traz um sentimento de pertencimento, de não estar só.
Todos estes processos geralmente vão acompanhados de muita arte, pintura, modelagem jogos dramáticos, histórias e contos.
Visão integrativa do homem
O trabalho biográfico é essencial e necessário para o homem moderno, despojado de toda segurança ou apoios externos como cultura, família, tradições, religião, normas educativas, valores, ideologias.
Esses elementos pelos quais antes nos sentíamos protegidos - pelo fato de pertencer a um grupo - estão aos poucos desaparecendo, mais intensamente desde a revolução industrial, e cada um precisa caminhar se apoiando em si próprio, na própria força interior.
A fonte dessa força está na minha individualidade, única e eterna.
Este trabalho parte de uma visão do homem integrativa.
O homem além de um corpo visível tem instâncias invisíveis aos olhos físicos, tem uma vida interna de instintos, emoções e sentimentos e um cerne espiritual. Não estamos isolados em nosso corpo, mas inseridos numa teia invisível com outros seres humanos e formamos parte da evolução do nosso planeta e de todo o universo.
O trabalho biográfico não é só preventivo,
mas também curativo.
O trabalho com as sombras ou os aspectos escondidos ou reprimidos de nossa personalidade que quando não conhecemos projetamos no mundo externo, nas pessoas que nos rodeiam, causando mal-entendidos e conflitos. Conhecê-las e aceitá-las e transformá-las, significa fazer luz dentro de mim e ao meu redor.
As relações humanas - Fonte de muitos conflitos e também de muitas satisfações. As relações são necessárias para nos desenvolvermos como seres humanos. Desde a primeira relação que estabelecemos, a nossa mãe, também nosso pai, irmãos, pares, colegas de escola e trabalho
Biografia e doença - Corpo, alma e espírito se interpenetram e se influenciam. Tudo o que acontece em nosso interior se expressa no corpo. Quando sentimos vergonha ficamos vermelhos, quando sentimos medo, nosso coração para, empalidecemos. Quando sentimos raiva e a reprimimos, nossa mandíbula se contrai e se cronifica, podemos até perder dentes.
Como levamos a vida, também influencia na nossa saúde. Como nos alimentamos, nos movimentamos ou nos relacionamos. Se sempre vou como um barco à deriva, ou se sempre quero estar no controle de tudo e de todos.
Então, nossa biografia está intrinsecamente ligada com as doenças que nos aparecem, de forma que paralelamente ao tratamento medicamentoso, precisamos olhar nossa biografia, conhecer como reagimos, em que momento de nossa história nos abandonamos e deixamos de acreditar em nós mesmos, o que nos entristece ou nos deixa com raiva, e reconhecer e mudar os padrões que nos aprisionam, para libertar também nosso corpo.