Nasci em 1957 em Cádiz, Espanha. A terra da luz e do sol e também do levante, ventos vindos da África. No seio de uma família simples e amorosa, de artesãos.
Tive uma vida tranquila até a adolescência, onde o mar calmo, tornou-se revolto e enigmático.
Gostei sempre de escutar das vidas dos que me rodeavam, alguém me disse que devia ser psiquiatra. E fiz medicina para sê-lo....
Mas como o rio da minha vida está cheio de meandros, outros ventos sopraram, e me vi tirando âncoras no Brasil, onde encontrei em 1990 o estudo da biografia, junto à Dra. Gudrun Burkhard, com a qual trabalhei por quase 30 anos, me especializando no trabalho biográfico em grupo no centro de desenvolvimento humano Artemisa, no qual formei parte do grupo de coordenação.
Aos poucos fui deixando a prática da medicina e me apaixonando pelo trabalho biográfico, o qual ocupa hoje o coração da minha prática profissional.
Agradeço a ampla experiência que desenvolvi ao longo de muitos anos, onde levamos os “biográficos” por todo o território brasileiro, para todas as classes sociais e grupos temáticos. Isto me deu confiança e segurança no processo em si, e na potencialidade do encontro humano, como instrumento de cura.
Como complementação profissional estudei Gestalt Terapia, Terapia Artística e Dramaterapia. Anteriormente tinha estudado Medicina Antroposófica na Lukas Klinik na Suiça.
Em 1993 iniciou a formação biográfica no Brasil, direcionada para profissionais que gostariam de ampliar sua atuação como médicos, psicólogos, consultores, enfermeiros, ou toda aquela pessoa interessada em atuar com desenvolvimento humano.
Depois passei a formar parte do grupo de formação junto com a Dra. Gudrun. Atualmente atuo na formação de aconselhadores biográficos “Biografia e Caminho Iniciático” localizada desde 2009 em Florianópolis.
Sou docente dos módulos biográficos em diversas formações antroposóficas de Pedagogia Waldorf e Agricultura Biodinâmica.
Durante esses 30 anos e paralelamente a meu trabalho como aconselhadora, cofundei e coordenei um trabalho social comunitário dentro da pedagogia Waldorf com crianças socialmente vulneráveis e suas famílias, com as quais também fizemos muitos processos de desenvolvimento - “Associação comunitária pequeno príncipe” - localizada na periferia sul de São Paulo.
Atualmente moro em Berlim e atendo meus clientes online e presencial.
Bases do trabalho biográfico
A base desta metodologia é a Antroposofia trazida por Rudolf Steiner no começo do século XX. Ela contempla o homem como um ser que além dos aspectos físicos, visíveis a olhos nus, tem um aspecto anímico, interno e uma essência espiritual, seu eu individual.
A escrita deste Eu na terra, é sua biografia. Todos nos temos uma biografia, e esta é única. Os nossos sentimentos, emoções, formas de pensar, frustrações, felicidades, compartilhamos com nossos congêneres. Mas o caminho que faço na terra, as minhas decisões, são só minhas, e isto faz de minha biografia algo individual. Este Eu não nasce com meu corpo e não morrerá quando meu corpo morrer.
O movimento para a biografia começou faz aproximadamente 40 anos a partir dos impulsos dados por Rudolf Steiner em suas palestras.
“Eu não sou eu. Sou aquele que passa por meu lado, sem que eu o veja
que às vezes eu vou ver e que às vezes eu esqueço.
Aquele que se cala, sereno, quando falo, aquele que perdoa, doce, quando eu odeio,
aquele que anda por onde eu não estou, aquele que ficará de pé quando eu morrer."
J.R.Jimenez